BJCP – BOHEMIAN PILSNER

Pilsener boêmio
Aroma: Rico em malte complexo e um bouquet de lúpulo Saaz apimentado e floral. Algum diacetil agradável e contido é aceitável, mas não precisa estar presente. Caso contrário, limpo, sem ésteres frutados.

Aparência: Ouro muito claro a ouro polido profundo, brilhante a muito claro, com uma cabeça branca densa, duradoura e cremosa.

Sabor: Rich, maltiness complexo combinado com um amargor pronunciado ainda suave e arredondado e sabor picante de lúpulo Saaz. Algum diacetil é aceitável, mas não precisa estar presente. A amargura é proeminente, mas nunca dura, e não se prolonga. O sabor é equilibrado entre o malte e o lúpulo. Limpo, sem ésteres frutados.

Paladar: Meio encorpado (embora o diacetil, se presente, possa parecer meio cheio), carbonatação média.

Impressão geral: nítida, complexa e bem arredondada, mas refrescante.

Comentários: Usa cevada maltada da Morávia e um purê de decocção para um caráter rico e malte. O lúpulo Saaz e a água com baixo teor de sulfato e baixo teor de carbonato proporcionam um perfil de lúpulo distintamente suave e arredondado. Levedura tradicional às vezes pode fornecer uma nota diacetílica de fundo. Dextrinas fornecem corpo adicional, e diacetil aumenta a percepção de um paladar mais cheio.

História: Primeira fabricada em 1842, esse estilo era a cerveja clara original de cor clara.

Ingredientes: Água macia com baixo teor mineral, lúpulo Saaz, cevada maltada da Morávia, levedura checa.

Estatísticas Vitais : OG: 1,044 – 1,056
IBUs: 35 a 45 FG: 1,013 – 1,017
SRM: 3,5 – 6 ABV: 4,2 – 5,4%
Exemplos comerciais: Pilsner Urquell, Krušovice Imperial 12 °, Budweiser Budvar (Czechvar nos EUA), República Tcheca, Staropramen, Gambrinus Pilsner, Zlaty Bazant Golden Pheasant, Dock Street Pilsner Bohemian